Notícia

"Com objetivo de realizar um resgate histórico e cultural, a diocese de Presidente Prudente elaborou um livro, documentando, de forma cronológica, a formação, criação e implantação, de sua história, das paróquias e das comunidades católicas no Oeste Paulista. A proposta surgiu em virtude do Jubileu de Ouro da diocese, celebrado em julho do ano passado. Agora com o livro concluído, fiéis ou não fiéis podem ter acesso às informações e aos documentos que originaram a implantação da comunidade católica de Presidente Prudente e região.

Todo levantamento histórico, os textos e as fotografias foram produzidos e realizados por uma comissão pesquisadora, formada pelo Pároco de Emilianópolis, Monsenhor Expedito Pereira Cavalcante, que juntamente com o Tenente-Coronel aposentado da Polícia Militar Carlos Amaral da Silva, com o auxílio de Venicius Alves de Souza, iniciou os trabalhos de apuração no final de 2008 e finalizado no ano passado

A obra de 1038 páginas foi intitulada de POLIANTEIA DIOCESANA, que quer dizer umacoleção de textos em homenagem a um acontecimento notável. “Neste caso, usamos o termo por ocasião do Jubileu de Ouro de nossa diocese”, disse Cavalcante. O sacerdote ainda destacou a importância deste levantamento histórico, já que ainda diocese de Presidente Prudente não tinha nenhum material relatando sua caminhada. “Nesta Polianteia salientamos, principalmente, a nossa caminhada de fé e espiritualidade para perpetuar aspectos importantes de nossa história. Esperamos ter colocado à disposição de nossa gente e de nossas comunidades um memorial atraente para que jamais os fatos e acontecimentos de nossa vida diocesana, principalmente, as boas recordações, não caiam no esquecimento e sirvam, melhor ainda, de trampolim seguro, para darmos continuidade à nossa História,” ressaltou o sacerdote.

O livro conta que, a princípio a região do Oeste Paulista, Alta Sorocabana e Pontal do Paranapanema eram pertencentes a, então, Diocese de Botucatu, que abrangia desde o litoral, passando pela parte Sul do Estado de São Paulo e fazendo um paralelo entre o Rio Tietê, ao norte e o Rio Paranapanema, ao Sul, até o encontro com o Rio Paraná fronteira com o Estado do Mato Grosso, atualmente, Mato Grosso do Sul. Em 16 de janeiro de 1960 o Papa João XXIII criou a Diocese de Presidente Prudente pela Bula “Cum Venerabilis”. Sendo assim, em 2 de julho do mesmo ano assumiu Dom José Aquino Pereira, como o primeiro bispo desta comunidade católica.

Para o Tenente-Coronel aposentado da Policia Militar, Carlos Amaral da Silva, o surgimento da igreja católica colaborou para o crescimento da região. “O que pude perceber com este trabalho que é a diocese cresceu paralelamente com o desenvolvimento regional, e de forma significativa colaborou com a criação de alguns municípios, tanto no sentido econômico, quanto no cultural.”

O livro POLIANTEIA DIOCESANA, além de valores históricos, tem riquezas fundamentadas na gratidão, para o atual bispo diocesano, dom Benedito Gonçalves dos Santos. A autoridade maior da diocese prudentina frisou que é preciso se lembrar daqueles que aqui tiveram a coragem de assumir a missão confiada. “Em primeiro lugar, louvemos e agradecemos a Deus por todos aqueles que como grãos de trigo, que morreram para o mundo, para frutificar no amor, e também relatar os feitos heróicos de todos quantos nesta árdua e rica missão deixaram suas marcas grandiosas.”

Serviço:-

POLIANTEIA DIOCESANA está disponível para todos os interessados. Basta entrar em contato com a Cúria diocesana pelo telefone 3918-5000, nas secretarias paroquiais e na Livraria Diocesana. Os exemplares são limitados."

Fonte: Pascom