www.diocesederegistrosp.com.br

Docs CNBB
Docs Igreja

Palavra do Bispo
“Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito”Sl 116,12.

Saudação a todos os dizimistas, padres, Religiosos(as),e agentes de |Pastoral e não dizimistas nossa fraterna saudação.
Convidamos a todos realizar um mês para o dízimo.Vamos dedicar Novembro, nas paróquias em todas suas comunidades, para conscientizar sobre o dízimo. Será uma iniciativa muito feliz na diocese a criação do mês dedicado ao dízimo. Com o tema: “feliz quem sabe partilhar” e o lema: “quem semeia com generosidade, com generosidade há de colher” 2 Cor 9,6).
Antes de Registro existir como diocese já começava em algumas paroquias a conscientização e organização do dízimo. Encontrei no Sopro, boletim da Diocese de Registro, que Iguape(outubro de 1978, celebrou o dia do dízimo). Era um domingo, 19 de novembro. Temos que agradecer, nesta oportunidade, todos os que por opção se tornaram dizimistas. Os dizimistas que todos os meses mostram que participam de sua comunidade contribuindo com seu dízimo.Graças ao dízimo generoso e revestido de fé e amor, que as comunidades tem seu sustento financeiro. Foram abolidas as taxas de batizados, casamentos, missas, exéquias, Obrigado a todos os dizimistas que participam com seu dízimo junto à sua comunidade.
Com o mês do dízimo queremos fazer uma grande mobilização das famílias, de toda nossa gente, com o bom povo do Vale, para dar uma passo pra valer. Paróquia organizada tem presente seu dízimo. Daí, perguntamos o que pretendemos alcançar com o dízimo? O que queremos com o dízimo? Quais as metas para ser melhor? O que fazer para inovar o atendimento? Como avançar com o dízimo renovado? Como conseguir mais e melhores dizimistas? Onde iremos aplicar o dízimo? Como a Equipe, grupo de coordenadores do dízimo devem ser orientados, formados e evangelizados? Como as comunidades devem cultivar nos dizimistas a perseverança na doação de seu dízimo.O dízimo leva tempo para se firmar na comunidade, atingir seu potencial e amadurecimento. É importante motivar, informar, educar, enfim, evangelizar os dizimistas com novo ardor missionário.
Também como a comunidade vai fazer a prestação de contas de maneira clara e transparente, informando onde e quando foi aplicado os gastos, na comunidade os recursos do dízimo. Um balancete freqüente muito ajuda a corresponsabilidade de todos juntos resolverem os gastos de sua comunidade.
Para todos nós, a Pastoral do dízimo é uma grande oportunidade de confiarmos mais na Divina Providência e na generosidade dos fiéis. “Deus ama a quem dá com alegria” 2 Cor 9,7. Para isso que haja um intenso trabalho de conscientização do povo, das lideranças e agentes de pastoral.
Onde está implantado o dízimo, pode melhorar e muito. Apenas dez de cada cem católicos contribuem com o dízimo. É preciso dar atenção a eles. Mas temos um trabalho gigante pela frente. Quantos estão esperando uma boa motivação, conscientização, sentir que há uma organização pra valer, pessoas dedicadas atuando no dízimo. É o trabalho do semeador:lançar a semente no solo. Uma vez que a semente for deixada no celeiro nunca produzirá fruto, por isso o trabalho de semeadura é importante. Ele simplesmente põe a semente em contacto com o solo. A colheita depende da combinação do solo com a semente. A palavra de Deus é como a semente lançada no solo para germinar e produzir frutos. Vamos fazer nosso dízimo produzir frutos. Vamos todos, em nossas comunidades, organizar ainda melhor a pastoral do dízimo. Deus nos abençoe nesta empreitada e neste mutirão de mobilização. Dízimo é expressão de amor e de fé, partilha do nosso esforço junto à comunidade.”De graça recebestes, de graça também dais” Mt.10,8. “o que é que você possui que não tenha recebido” 1 Cor4,7

D. José Luiz Bertanha
Bispo Diocesano de Registro
Mapa do website - www.diocesederegistrosp.com.br