Palavra do Bispo
XX Congresso Nacional do ECC: um marco divisor.

O XX Congresso Nacional do ECC realizado em Presidente Prudente, dias: 13,14 e 15 de Julho, próximo passado, foi um marco e um divisor de águas nas histórias do Congresso do ECC, seja pela riqueza, grandeza e organização, seja, também, pelo número de pessoas que participaram e trabalharam, aproximadamente 2.500 pessoas, com presença de 25 Bispos e mais de 200 Sacerdotes, representantes de 243 Dioceses de todos estados do Brasil, além de representantes da CNBB e da Pastoral Familiar do Regional Sul 1 e Nacional. Presenças que muito engrandeceram e enriqueceram nosso Congresso. Os Bispos presentes demonstraram grande afeto colegial à minha pessoa, à Diocese de Presidente Prudente e a força do Serviço/Escola ECC no Brasil.

Durante o Congresso foi refletido o Tema: “Família, Projeto de Deus” e o Lema: “Prudente é o homem que edifica sua casa sobre a Rocha” (Mt. 7,24b). Tema e Lema serviram para nortear as reflexões e palestras, demonstrando que a família não é instituição humana, muito menos do Estado. A família é instituição divina, ela é canal de graça para a comunidade e toda a sociedade. Ela é “Santuário de Vida”, “Igreja Doméstica”, “Templo de Graça e Missão”.

O XX Congresso Nacional do ECC superou em muito a expectativa da Coordenação Diocesana, Regional e Nacional. O local, a beleza, a riqueza e, principalmente, a organização deixaram marcas profundas nos que vivenciaram este Congresso. Os casais que trabalharam, isto é, que serviram durante o Congresso formaram uma grande família, movida por um acolhimento, alegria, doação e partilha, que somente pode proceder do Espirito Santo. O carinho e alegria dos casais das diversas Equipes, as quais deixaram marcas profundas no coração dos congressistas, nossos ilustres visitantes, foi um marco distintivo deste Congresso. Tudo isto fruto de uma longa formação, espiritualidade comandada pelo Reverendíssimo Padre Dirceu Montovani, a quem presto um agradecimento especial, pelo carinho, doação, sacrifício e zelo frente a sublime missão de Diretor Espiritual do ECC e deste Congresso.

Outro marco divisor e distintivo do Congresso foi que, pela primeira vez na história do ECC, conseguiu se reunir todos Bispos que assessoraram e os casais da Secretaria Nacional do ECC, desde que fora assumido pela CNBB, de 1985 até os dias atuais. Estiveram presentes o Revmo. Dom Diógenes Silva Matthes (1985 1993), Dom Waldemar Chaves de Araújo (1994 2002), Dom Antônio Lino da Silva (2003 2010) e Dom Benedito Gonçalves dos Santos (2010 2012), e os respectivos casais que o acompanharam na missão frente a Secretaria Nacional: Kleber e Laurenci, Nilo e Marinalda, Darli e Maria Helena, Antônio Olimpio e Celinha, Joaquim e Maria Aparecida, Ésio e Mariza. Juntos refletiram a caminhada do ECC desde a criação 1970 até os nossos dias, e elaboraram planos para a futura caminhada e assim o ECC continua fiel à sua vocação e missão: despertar, formar e enviar casais para dar testemunho da Ressurreição de Cristo no mundo, promovendo e defendendo a vida, cuidando com amor da “Família, Projeto de Deus”.

Outra riqueza e marco deste Congresso foi os dezoito Painéis ali apresentados, dos quais treze foram experiências de Pastorais e Serviços iniciados e vividos em nossa diocese, que agora irão além fronteiras, para outras dioceses, por este Brasil continental.

O show do Padre Zezinho, dedicado à família Diocesana e aos congressistas foi outro momento sublime, veio para coroar o XX Congresso Nacional. Demonstrou que à “Família, Projeto de Deus”, deve dedicar se todo carinho, sacrifício e doação, pois dela depende a Igreja, a comunidade e toda sociedade. O show de Padre Zezinho que teve como coral os congressistas e toda a plateia presente, foi um grito de louvor pela família, pela vida e pela Paz.

Meus sinceros agradecimentos e gratidão a todos: Sacerdotes, Casais, Famílias, Entidades, Instituições e Empresas que nos apoiaram ou foram parceiras neste grande mutirão pela família, pela vida e pela paz, e a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram pela grandeza, beleza e riqueza do XX Congresso Nacional do ECC.

Que Deus, por intercessão da Virgem Maria, Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, continue a nos abençoar, para que outros eventos como foi o XX Congresso Nacional do ECC, seja uma constante em nosso meio e em nossa diocese, para que, cada vez mais, as famílias abracem o Projeto de Deus, e demonstre ser “Prudente o homem que edifica sua casa sobre a rocha” (Mt. 7, 24b), para que, a exemplo do Lar de Nazaré, nossos lares também sejam “Santuário de Vida”, “Igreja Doméstica”, “Templo de Graça e Missão”.
Mapa do Portal
Diocese de Presidente Prudente
R. Padre João Goetz, 400 - 19061 460 - Jardim Esplanada - Presidente Prudente/SP - Fone: (18)3918 5000